O Fiat 147 foi um automóvel produzido pela Fiat do Brasil entre 1976 e 1986. Baseado no 127 italiano, o 147, era compacto e inovador.
As vendas não demoraram a subir. O auge se deu no final da década de 70 e começo de 80, chegando a superar o Fusca e a Brasília. Marcou seu pioneirismo de várias formas:- Primeiro carro da Fiat produzido no Brasil, marcando o início das operações da fábrica de Betim, Minas Gerais;
- Primeiro carro brasileiro com motor transversal dianteiro;
- Primeiro carro a álcool fabricado em série em todo o mundo;
- Primeiro carro com todas as "variantes": hatch, sedan, perua, furgão e pick-up;
- Primeiro carro com o estepe dentro do motor;
Em seus dez anos de produção, o Fiat 147 passou por duas reestilizações, sem grandes mudanças na carroceria. A versão de início foi chamada Brio. Na primeira reestilização, ganhou uma frente mais baixa, no estilo que a marca chamou "Europa", em 1980, e mais tarde, em 1983, a segunda,chamada Spazio, incorporando para-choques de plástico e estilo alusivo a modelos contemporâneos da marca como o Uno.
Teve uma versão picape, lançado em 1978, a princípio chamado de Fiat 147 Pick-up. Em 1982, essa versão passou-se a se chamar Fiorino, sendo lançado também a versão furgão, que é produzido até hoje, com a frente do Uno. A perua Panorama, foi lançada em 1982 e a versão sedã, (Oggi), em 1983. Teve a sua versão de luxo, o Spazio. Essas três versões tiveram vida curta (apenas até 1985). A versão Hatchback do 147 saiu de linha no Brasil em 1986, ( o ferramental de produção foi transferido para a Argentina, onde foi montado até 1991 ). As versôes pick-up e furgão (Fiorino) foram substituídos pela frente do Uno em 1988.
Medindo 3,63 metros e pesando 800 kg, era menor que o Fusca em quase 40 cm. Ao contrário do Fusca e da Brasília, a refrigeração era a água e o comando de válvulas, no cabeçote (em alumínio), acionado por correia dentada, a exemplo do Chevette e do Passat.
Foi eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1978.
Teve uma versão picape, lançado em 1978, a princípio chamado de Fiat 147 Pick-up. Em 1982, essa versão passou-se a se chamar Fiorino, sendo lançado também a versão furgão, que é produzido até hoje, com a frente do Uno. A perua Panorama, foi lançada em 1982 e a versão sedã, (Oggi), em 1983. Teve a sua versão de luxo, o Spazio. Essas três versões tiveram vida curta (apenas até 1985). A versão Hatchback do 147 saiu de linha no Brasil em 1986, ( o ferramental de produção foi transferido para a Argentina, onde foi montado até 1991 ). As versôes pick-up e furgão (Fiorino) foram substituídos pela frente do Uno em 1988.
Medindo 3,63 metros e pesando 800 kg, era menor que o Fusca em quase 40 cm. Ao contrário do Fusca e da Brasília, a refrigeração era a água e o comando de válvulas, no cabeçote (em alumínio), acionado por correia dentada, a exemplo do Chevette e do Passat.
Foi eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1978.
Comentários:
Postar um comentário